Espiritualidade e Negócio Administrados de Forma Integral
Como a espiritualidade pode influenciar seu negócio
www.astrologiaempresarial.com.br
Hoje, a espiritualidade pode estar presente no dia-a-dia dentro de um contexto de vida mais integral.
A cultura que tinha uma posição ambivalente em relação ao dinheiro, contrapondo espírito e matéria, vem dando lugar a uma nova abordagem: a do espírito presente em tudo, inclusive na matéria. Essa abordagem é defendida pelos que acham que a vida ganha uma melhor qualidade quando existe espaço para a mente, o corpo e o espírito coexistirem o tempo todo; e que a vida sem equilíbrio – ou quando mente, corpo e espírito são vividos em momentos diferentes –, fica fragmentada, dissociada. Por isso, a idéia é integrar.
Muito das mazelas de nosso tempo vêm do fato de desconsiderar-se a vida como um todo, de não entender que, na verdade, os aspectos que nós segmentamos sempre coexistiram num diálogo interno e externo.
Esse diálogo não está fluindo. Existe um fluxo e refluxo cósmico em que tudo funciona como um relógio; as coisas transcorrem no seu ritmo, no seu tempo. Os seres humanos têm perdido seu papel nessa engrenagem, e é hora de reaprender.
A sede pelo espírito está presente na crescente procura por técnicas de meditação, pensamento positivo, sucesso instantâneo etc. Contudo, tais técnicas, separadas, ainda estão longe do que poderíamos chamar de estilo de vida integral, holístico. Estão fora do contexto do plano de vida e com direções algumas vezes colidentes. Por exemplo, um empresário pode achar relaxante a prática de meditação, mas o conteúdo filosófico da tradição de onde esta prática se origina não tem qualquer outra referência na vida desse empresário; talvez ele tenha uma vida bastante agitada, um ambiente profissional competitivo e relacionamentos estressantes. Outras vezes, a tradição filosófica vem de um contexto que não tem consonância com o estilo de vida ocidental. Desse modo, apesar de existir essa sede pelo espírito, ela não tem sido adequadamente saciada.
A introdução de práticas de vida integral nas empresas abre a possibilidade para que essas práticas e a procura pelo espiritual não sejam feitas de forma aleatória e individual. Elas passam a compor um sistema de administração integrado, ensinando os funcionários a passar boa parte de seu dia agindo de forma sistêmica e integrada, o que traz melhoria no trabalho, na produtividade e nas relações profissionais. Além disso, podem ser assimiladas e levadas pelo indivíduo para a sociedade.
As empresas, semelhantemente às nações, crescem, e suas responsabilidades também. A possibilidade de serem um foco promotor e multiplicador dessas práticas é um diferencial que melhora a imagem da empresa e propicia a promoção social.
Tais práticas têm resultados positivos concretos no desempenho, comunicação, alcance de metas, convivência e “otimização” do tempo.
Não é idealismo, e sim, busca por eficiência. São muitos os instrumentos que podem ser utilizados, e a questão da espiritualidade, nesse caso, não precisa estar vinculada a uma crença ou a uma religião, mas precisa estar incluída numa sistemática coerente, que possa ser aplicada ao cotidiano urbano de nossos dias.
Assessoria empresarial, orientação e treinamento, coaching in company. Tel.: (11) 3034-2051.
Comentários
Postar um comentário